OGA Brasil esteve presente na posse da Ministra Marina Silva

Brasília/DF

2 representantes do Observatório da Governança das Águas- Angelo Lima – Secretário Executivo do OGA Brasil e Flávio Montiel – membro do Comitê Gestor do OGA Brasil e da Coalizão pelos Rios estiveram presentes na posse da Ministra Marina Silva no Ministério de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas no dia 4 de janeiro de 2023.

Foto 1: Angelo Lima e Flávio Montiel presentes na posse da Ministra Marina Silva.

A posse da Ministra Marina Silva foi bastante concorrida pois depois de 4 anos de desmantelamento da gestão ambiental, a ida de Marina Silva para o Ministério do Meio Ambiente representa uma esperança para o fim do desmatamento ilegal, para a defesa e conservação dos biomas e das águas no Brasil, o retorno de uma política ambiental construída com diálogo e participação social para inclusive enfrentar as emergências climáticas.

Foto 2: Mesa da posse da Ministra Marina Silva.

Flávio Montiel, que é membro do Comitê Gestor do OGA Brasil e da Coalizão pelos Rios representando a International Rivers, declarou: “tive a satisfação de participar da posse da Marina Silva como nova ministra do meio ambiente e mudanças climáticas. Foi a posse mais concorrida da esplanada, com a presença de centenas de representantes da sociedade civil”.

Continuando, para Flávio Montiel “a volta da Marina Silva para o MMA tem um significado muito grande porque representa a retomada de uma agenda socioambiental e agora também climática, que foi ceifada durante o desgoverno do Bolsonaro!

Para Flávio, “Marina Silva deixou bem claro para o Presidente Lula e para a sociedade que sua gestão terá como diretriz central a TRANSVERSALIDADE da questão ambiental entre os demais ministérios e a construção de novos canais e espaços de diálogo com os diversos setores da sociedade, para fortalecer a participação social, principalmente, entre as populações mais vulneráveis, para a efetivo exercício da democracia e cidadania!”.

A posse também contou com a presença de Angelo Lima – Secretário Executivo do OGA que destaca “a volta da Ministra Marina Silva ao MMA, representa a esperança da retomada e fortalecimento da gestão ambiental do Brasil, ao mesmo tempo abre a possibilidade de consolidarmos uma política pública na área ambiental com diálogo e participação social, retomando assim o caminho antes perfilado nos governos anteriores aos últimos 4 anos”.

Angelo Lima, “destaca ainda que o OGA Brasil vem trabalhando para colaborar com o fortalecimento da governança e gestão das águas no Brasil e para isso, entregou uma Carta ao Lula e Alckimin durante os trabalhos da transição (https://observatoriodasaguas.org/oga-entrega-carta-ao-lula-e-alckimin-sobre-agua-a-comissao-de-transicao/) já demonstrando a necessidade do diálogo sobre o tema das águas.

Além disso, logo após a posse do novo governo, o OGA enviou um Ofício solicitando uma reunião com a nova Ministra, ao mesmo tempo que protocolou junto ao MMA, um novo Manifesto – Por uma Gestão Responsável e Estratégica das Águas no Brasil que pode ser acessado pelo link:

https://observatoriodasaguas.org/manifesto-por-uma-gestao-responsavel-e-estrategica-das-aguas-no-brasil/.

Este manifesto teve a adesão de 63 instituições e 59 atores da gestão das águas no Brasil que inclusive já ocuparam postos chaves na Agência Nacional de Águas.

O OGA continua seu trabalho na busca do fortalecimento da governança para ampliação dos resultados da política nacional de recursos hídricos, em especial para garantir segurança hídrica e o direito humano do acesso à água potável.

Foto 3: Público ouvindo o discurso de posse da Ministra Marina Silva.

O Observatório da Governança das Águas (OGA Brasil)

O OGA Brasil é uma rede multissetorial que reúne 62 instituições do poder público, setor privado e organizações da sociedade civil e 22 pesquisadores que tem a missão de gerar, sistematizar, analisar e difundir as práticas de governança das águas pelos atores e instâncias do SINGREH, por meio do acompanhamento de suas ações.

O Comitê Gestor do OGA-Brasil é composto pela Fundação Avina, Fundação SOS Mata Atlântica, Instituto Democracia e Sustentabilidade (SP), Instituto Portas Abertas (ES), International Rivers (DF); Instituto Trata Brasil, Nosso Vale Nossa Vida (RJ) e The Nature Conservancy (TNC).

Secretaria Executiva/Comitê Gestor do OGA Brasil.

Brasil, 17 de janeiro de 2023.

Compartilhe

Feito com muito 💜 por go7.com.br