Gestão das águas – #falacomitê: Tema principal do XXI ENCOB – Participe e contribua!

Nesse ano de 2019, tendo como tema central “Gestão das Águas – #FALACOMITÊ” e em parceria com o Governo do Estado do Paraná e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo e com o apoio do Fórum Paranaense de Comitês de Bacias Hidrográficas, o Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas – FNCBH, organiza a realização do XXI ENCOB – Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas na cidade de Foz do Iguaçu/PR, no pe-ríodo de 21 a 25 de Outubro de 2019.

Faça sua inscrição pelo site: https://www.encob.org/encob2019

Mensagem do Coordenador do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas

Hideraldo Buch

É com grande satisfação que apresentamos XXI ENCOB 2019, Encontro Nacional de Comitês de Bacia Hidrográfica, um dos principais eventos das Águas no Brasil, que neste ano ocorrerá em Foz do Iguaçu/PR, durante o período de 21 a 25 de outubro de 2019, e abordará o tema “Gestão das Águas #Fala Comitê”. 

O ENCOB é promovido pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas – FNCBH, e nesta edição será realizado em parceria com o Governo do Estado de Paraná, através da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, com o apoio da REBOB – Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas. 

Estimamos a participação de aproximadamente 1.500 pessoas ligadas a Comitês de Bacias Hidrográficas, profissionais da área de recursos hídricos, estudantes e interessados pelo tema, originados de todos os estados da federação, demonstrando a alta capilaridade do evento.

​Consideramos o ENCOB como uma ferramenta/evento de suma importância para a política de gestão dos recursos hídricos do país, pois congrega no mesmo tempo e espaço, as pessoas tidas como ponta de espadas, que estão na base dos problemas e soluções existentes numa bacia hidrográfica. São baluartes que dedicam parte do seu tempo para resolver, de forma colegiada, democrática e participativa, questões em primeira instância que envolvam a gestão dos recursos hídricos na sua região.

​Em decorrência da sua capilaridade, o ENCOB tem promovido a participação de representantes de todos os entes do Sistema Integrado de Recursos Hídricos do Brasil, interessados no tema água, tem a oportunidade de trocar ideias, apresentar experiências exitosas de boa gestão dos recursos hídricos e fundamentalmente, conhecer os modelos atualmente aplicados nos Estados brasileiros no que se refere ao gerenciamento das águas. ​

O ENCOB possibilita que os Comitês de Bacias Hidrográficas identifiquem as oportunidades e desafios para a promoção da gestão integrada das águas, de forma participativa e descentralizada, de modo a indicar para a toda a sociedade a efetiva sustentabilidade dos recursos hídricos, sendo um dos principais objetivos desse grande encontro.

O evento também busca integrar todos os organismos e segmentos que compõem e participam do Sistema Nacional de Recursos Hídricos, sejam públicos ou privados, visando possibilitar a discussão participativa e compartilhada no setor, assim como passa a ser uma das nossas preocupações discutir os cenários futuros dos recursos hídricos no Brasil afim estabelecer metas e diretrizes para a efetivação das políticas públicas ligadas à água em interface como desenvolvimento.

​Os Comitês de Bacias Hidrográficas no Brasil, colegiados que integram poder público, usuários e organizações da sociedade civil tem se posicionado neste cenário das águas em nosso país como a real base do Sistema de Recursos Hídricos. Suas decisões tem provocado a implementação de importantes programas e obras de recuperação e preservação de nossos rios e aquíferos. Os Planos de Bacia, discutidos e aprovados dentro de suas reuniões, além de ampliar o debate sobre como cuidar de nossas águas, têm envolvido o poder público a assumir as necessárias políticas para o setor.

Dessa forma, o FNCBH pretende realizar um grandioso encontro no Estado de Paraná, para integrar cada vez mais os comitês de bacias hidrográficas de todo Brasil, as discussões acerca dos conflitos pelo uso da água e promover o fortalecimento do Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos. ​

​Neste ano de 2.019, estaremos todos em Foz do Iguaçu/PR, mostrando que além do importante trabalho que vem sendo desenvolvido, os Comitês de Bacia Hidrográfica se posicionam como articuladores das águas.

Todos em Foz do Iguaçu/PR 

 

Compartilhe

Feito com muito 💜 por go7.com.br