OGA vai realizar o IV Encontro Nacional dos Observadores das Águas – sua Assembleia anual

O Observatório da Governança das Águas (OGA Brasil) irá realizar de forma virtual no dia 16 de dezembro de 2020 seu IV encontro nacional (Assembleia), voltado para os membros da rede do OGA.

O Encontro que terá início às 9 horas, terão 3 eixos principais : a Conjuntura Política da Governança e Gestão das Águas e Saneamento no Brasil, os desafios para o funcionamento do OGA e o maior envolvimento dos atores da rede para consolidação do OGA.

Para tratar do tema da Governança e a Gestão das Águas e do Saneamento, a Assembleia do OGA terá a honrosa presença do Professor Francisco de Assis (UFC) que é Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1990), mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é professor do departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Universidade Federal do Ceará (2008-atual). Desenvolve pesquisas na área de Recursos Hídricos, com ênfase nos seguintes temas: alocação de águas, economia e planejamento dos recursos hídricos, clima e recursos hídricos, operação de reservatórios e qualidade da água. Foi funcionário da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH), 1994-2007. Foi membro do Conselho Nacional de Recursos Hídricos e presidiu a Câmara Técnica do Plano Nacional de Recursos Hídricos durante a elaboração do Plano Nacional (2005-2006).

A Assembleia do OGA, mesmo que virtual, não será um Webinar.

A metodologia da programação do encontro será de fomentar a participação dos membros da rede do OGA para tratar da conjuntura da governança e gestão das águas e do saneamento, desafios de funcionamento do observatório e dos desafios para cumprir sua missão e para o trabalho em rede.

Os membros da rede do OGA serão chamados a refletir e elaborar ações para que o OGA possa cumprir a missão de gerar, sistematizar e difundir informações das práticas de governança das águas pelos atores e instâncias do SINGREH, por meio do acompanhamento de suas ações.

No final do ano passado, o OGA lançou o Protocolo de Monitoramento da Governança das Águas e agora está apresentando a ferramenta para que os organismos de bacias façam adesão para iniciar o monitoramento da governança.

A Assembleia é também um momento de prestar contas das atividades do OGA, por isso, anexamos o Boletim Especial de Prestação de Contas das atividades do OGA de 2018 a 2020.

Boletim Especial Prestando Contas 03 12 2020

 Sobre o OGA:

O OGA é um movimento multissetorial em rede que reúne 49 instituições do poder público, setor privado e organizações da sociedade civil e 13 pesquisadores (as) que atuam na gestão das águas no Brasil. Reconhecemos a necessidade de monitorar o desempenho dos Sistemas Nacional e Estaduais de Gerenciamento de Recursos Hídricos, por serem considerados os motores para o fortalecimento da gestão das águas no Brasil.

Compartilhe

Feito com muito 💜 por go7.com.br