Oficina Gênero & Água como preparação para o Fórum Mundial da Água 2018

Brasília/DF

A Oficina foi um evento preparatório para o 8º Fórum Mundial da Água que também acontecerá em Brasília, em março de 2018 onde buscou-se delinear ações estratégicas de Água e Gênero para a Agência Nacional de Águas (ANA) e para o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh) e contou com a participação de 10 países (Brasil, Peru, Colômbia, Chile, México, Bolívia, Nicarágua, Panamá, Costa Rica e Equador) e 49 participantes, das 24 experiências enviadas nove foram selecionadas para apresentação em plenária e destas nove, duas eram brasileiras.

Os debates abordaram o quinto (igualdade de gênero) e o sexto (água potável e saneamento) Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, e ainda o terceiro (as mulheres formam papel principal na provisão, gerenciamento e proteção da água) princípio de Dublin sobre a gestão integrada de recursos hídricos. Dentre as propositivas destaca-se a necessidade de qualificar a participação existente no âmbito dos comitês de bacia e conselhos para a questão de gênero, criar espaços de diálogos com diferentes atores, fortalecer observatórios e criar uma rede latino-americana para Gênero & Água.

 Além destes importantes debates também buscou elaborar propostas conjuntas para compor a programação da Vila de Cidadã / Fórum Cidadão parte integrante do 8º Fórum Mundial da Água. A Vila Cidadã será uma arena para 300 pessoas e de exposição de soluções tecnológicas simples; exposições interativas; coretos/espaços de convivência; o Espaço Hidro- Café, para entrevistas pela internet e talk shows; e a Plataforma Sua Voz, espaço para debates pela internet e um possível painel sobre o tema.

A Oficina contou com a participação de duas representantes do OGA Brasil:Fátima Casarin, que representa a Ong Nosso Vale! Nossa Vida que é membro do Comitê Gestor e da Rosana Garjulli que é da Consenso, instituição privada que já foi do Núcleo Executivo e junto com a Nosso Vale! e outras instituições são fundadoras do Observatório.

A Oficina foi promovida pela ANA, Parceria Global pela Água (GWP) e Unesco.

Um exercício único e inovador no âmbito da governança da água com muitas ideias a serem exploradas, fortalecidas e expandidas.

 Por Fatima Casarin, 1/11/2017

Compartilhe

Feito com muito 💜 por go7.com.br