O que cada candidato (a) propõe fazer a respeito do tema Água&#63*

O Observatório da Governança das Águas – OGA preparou o infográfico ÁGUA NAS ELEIÇÕES 2018, resumindo as propostas dos presidenciáveis para o fortalecimento da gestão descentralizada e participativa, proteção de mananciais e nascentes, segurança hídrica, saneamento e outros tópicos sobre a gestão das águas no Brasil.

Especial para o OGA Brasil

A partir de uma análise dos Programas Oficiais dos (a) candidatos (a) à Presidência da República em 2018 disponibilizados até o momento, fizemos uma leitura e identificamos as propostas sobre a gestão das águas. Encontramos referências sobre fortalecimento da gestão descentralizada e participativa, planos de investimentos em saneamento, proteção de nascentes e recuperação de mananciais, acesso universal e direito humano à água, dentre outras.

Quando o tema é sobre ÁGUA, os programas dos candidatos à Presidência da República em 2018 são bem diferenciados. O OGA mapeou as propostas para o tema nos planos de governo de 9 candidatos à presidência e produziu o infográfico ÁGUA NAS ELEIÇÕES 2018 com o resumo das propostas.

A gestão das águas é um dos principais desafios ambientais e é fundamental que seja incorporado na estratégia de desenvolvimento do país.  A grande maioria dos centros urbanos no Brasil já está vivendo períodos de escassez hídrica provocando impactos sociais, econômicos e ambientais. As regiões metropolitanas concentram grande parte do contingente populacional e do PIB. Ampliar a segurança hídrica é uma ação estratégica, prioritária e urgente. Não apenas para os centros urbanos, mas para as demais regiões do país, para as economias produtivas, para as cidades sustentáveis, para a resiliência às mudanças climáticas. Mas sobretudo para um direito universal do acesso à água.

O infográfico ÁGUAS NAS ELEIÇÕES 2018 resume as propostas relacionados ao tema Água nos programas de governo protocolados na Justiça Eleitoral por: Jair Bolsonaro (PSL), João Amoêdo (NOVO), Fernando Meirelles (MDB), Álvaro Dias (PV), Geraldo Alckmin (PSDB), Ciro Gomes (PDT), Marina Silva (REDE), Guilherme Boulos (PSOL), Fernando Haddad (PT).

*Esta foi uma contribuição do Comitê Gestor.

O Comitê Gestor* do OGA-Brasil é composto pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos, Fundação Grupo Boticário, Fundação SOS Mata Atlântica, Instituto Democracia e Sustentabilidade (SP), Instituto Portas Abertas (ES), Instituto Rios Brasil (AM), Instituto Trata Brasil, Nosso Vale Nossa Vida (RJ), The Nature Conservancy (TNC) e WWF-Brasil.

O OGA Brasil é uma rede multissetorial que reúne 47 instituições do poder público, setor privado e organizações da sociedade civil e indivíduos, que reconhecem a necessidade de monitorar o desempenho dos Sistemas Nacional e Estaduais de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH) e fortalecer a Governança das Águas no Brasil. 

Setembro 2018.

 

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Com muito ❤ por go7.site