O que cada candidato (a) propõe fazer a respeito do tema Água&#63*

O Observatório da Governança das Águas – OGA preparou o infográfico ÁGUA NAS ELEIÇÕES 2018, resumindo as propostas dos presidenciáveis para o fortalecimento da gestão descentralizada e participativa, proteção de mananciais e nascentes, segurança hídrica, saneamento e outros tópicos sobre a gestão das águas no Brasil.

Especial para o OGA Brasil

A partir de uma análise dos Programas Oficiais dos (a) candidatos (a) à Presidência da República em 2018 disponibilizados até o momento, fizemos uma leitura e identificamos as propostas sobre a gestão das águas. Encontramos referências sobre fortalecimento da gestão descentralizada e participativa, planos de investimentos em saneamento, proteção de nascentes e recuperação de mananciais, acesso universal e direito humano à água, dentre outras.

Quando o tema é sobre ÁGUA, os programas dos candidatos à Presidência da República em 2018 são bem diferenciados. O OGA mapeou as propostas para o tema nos planos de governo de 9 candidatos à presidência e produziu o infográfico ÁGUA NAS ELEIÇÕES 2018 com o resumo das propostas.

A gestão das águas é um dos principais desafios ambientais e é fundamental que seja incorporado na estratégia de desenvolvimento do país.  A grande maioria dos centros urbanos no Brasil já está vivendo períodos de escassez hídrica provocando impactos sociais, econômicos e ambientais. As regiões metropolitanas concentram grande parte do contingente populacional e do PIB. Ampliar a segurança hídrica é uma ação estratégica, prioritária e urgente. Não apenas para os centros urbanos, mas para as demais regiões do país, para as economias produtivas, para as cidades sustentáveis, para a resiliência às mudanças climáticas. Mas sobretudo para um direito universal do acesso à água.

O infográfico ÁGUAS NAS ELEIÇÕES 2018 resume as propostas relacionados ao tema Água nos programas de governo protocolados na Justiça Eleitoral por: Jair Bolsonaro (PSL), João Amoêdo (NOVO), Fernando Meirelles (MDB), Álvaro Dias (PV), Geraldo Alckmin (PSDB), Ciro Gomes (PDT), Marina Silva (REDE), Guilherme Boulos (PSOL), Fernando Haddad (PT).

*Esta foi uma contribuição do Comitê Gestor.

O Comitê Gestor* do OGA-Brasil é composto pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos, Fundação Grupo Boticário, Fundação SOS Mata Atlântica, Instituto Democracia e Sustentabilidade (SP), Instituto Portas Abertas (ES), Instituto Rios Brasil (AM), Instituto Trata Brasil, Nosso Vale Nossa Vida (RJ), The Nature Conservancy (TNC) e WWF-Brasil.

O OGA Brasil é uma rede multissetorial que reúne 47 instituições do poder público, setor privado e organizações da sociedade civil e indivíduos, que reconhecem a necessidade de monitorar o desempenho dos Sistemas Nacional e Estaduais de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH) e fortalecer a Governança das Águas no Brasil. 

Setembro 2018.

 

Compartilhe

Feito com muito 💜 por go7.com.br