II CONGRESSO INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE DO SEMIÁRIDO – Saberes do Semiárido: desafios às pesquisas científicas 08 a 10 de novembro de 2017

APRESENTAÇÃO

As Regiões Semiáridas em suas especificidades climáticas desafiam o habitar para diferentes populações humanas que milenarmente vem ocupando esses espaços expressando relações de sociobiodiversidades bastantes peculiares. Os grupos humanos nestas regiões acumulam, portanto, saberes de experiências da convivência com e nesse ambiente que exigem conhecimentos próprios sobre a escassez, acesso e utilização dos recursos naturais disponíveis. Se as experiências humanas no(s) Semiárido(s) precisam ser (re)conhecidas, sistematizadas e discutidas, na busca de melhorias nas condições de vida, pelas pesquisas científicas, essas não podem prescindir daquelas. Compreende-se a necessidade de um diálogo franco, respeitoso e enriquecedor entre os saberes/conhecimentos e as pesquisas científicas para fomentar novas possibilidades frente aos desafios das experiências humanas no(s) Semiárido(s). Saberes e conhecimentos emergem, ou não, de acordo com cenários político-econômico e socialmente montado em tempos e espaços diversos, com interesses e intenções também diversas. Eles são ou podem ser dispositivos de poder tanto para quem os detêm como para quem com eles dialoga. O II CONIDIS nasce, portanto, com a intenção de colocar pesquisas em contato, de colocar instituições em contato, de articular a academia com os mais diversos setores da sociedade civil. Mas, mais do que promover o encontro de pesquisas e de instituições, esta edição se propõe a promover o encontro de pessoas. Pessoas que tem algo comum: a vontade de contribuir para uma vida melhor e mais digna no(s) Semiárido(s). Pessoas que tem pesquisas, que tem saberes, mas que, para além de conhecimentos e saberes, tem uma sensibilidade e uma afetividade diferenciadas para com o(s) Semiárido(s).

O II CONIDIS tem uma extensa programação que pode ser vista no link http://www.conidis.com.br/programacao/, mas chamamos a atenção para a mesa que acontecerá no dia 10 de novembro de 09:30 as 11 horas, com a participação de três instituições e seus representantes na Mesa 05 denominada “Desafios da governança das águas: um olhar para o semiárido”, cuja composição é:

Debatedor (a): Rosana Garjulli Sales Costa (Com Senso, Capacitação Estudos e Gestão/ OGA)

Debatedor (a): Salomão de Sousa Medeiros (INSA)
Debatedor (a): Fátima de Lourdes Casarin (ProfÁGUA/UERJ/ANA/OGA/Mestrado Profissional em Rede Nacional)
Debatedor (a): Maria Tereza Duarte Dutra (IFPE/COBH Capibaribe/PE)
Coordenador (a): Edneida Rabêlo Cavalcanti (FUNDAJ/ANE/OGA).
 
Nossos agradecimentos ao II CONIDIS pelos convites e que tenham um belíssimo encontro.
Observatório da Governança das Águas.

 

Compartilhe

Feito com muito 💜 por go7.com.br