II CONGRESSO INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE DO SEMIÁRIDO – Saberes do Semiárido: desafios às pesquisas científicas 08 a 10 de novembro de 2017

APRESENTAÇÃO

As Regiões Semiáridas em suas especificidades climáticas desafiam o habitar para diferentes populações humanas que milenarmente vem ocupando esses espaços expressando relações de sociobiodiversidades bastantes peculiares. Os grupos humanos nestas regiões acumulam, portanto, saberes de experiências da convivência com e nesse ambiente que exigem conhecimentos próprios sobre a escassez, acesso e utilização dos recursos naturais disponíveis. Se as experiências humanas no(s) Semiárido(s) precisam ser (re)conhecidas, sistematizadas e discutidas, na busca de melhorias nas condições de vida, pelas pesquisas científicas, essas não podem prescindir daquelas. Compreende-se a necessidade de um diálogo franco, respeitoso e enriquecedor entre os saberes/conhecimentos e as pesquisas científicas para fomentar novas possibilidades frente aos desafios das experiências humanas no(s) Semiárido(s). Saberes e conhecimentos emergem, ou não, de acordo com cenários político-econômico e socialmente montado em tempos e espaços diversos, com interesses e intenções também diversas. Eles são ou podem ser dispositivos de poder tanto para quem os detêm como para quem com eles dialoga. O II CONIDIS nasce, portanto, com a intenção de colocar pesquisas em contato, de colocar instituições em contato, de articular a academia com os mais diversos setores da sociedade civil. Mas, mais do que promover o encontro de pesquisas e de instituições, esta edição se propõe a promover o encontro de pessoas. Pessoas que tem algo comum: a vontade de contribuir para uma vida melhor e mais digna no(s) Semiárido(s). Pessoas que tem pesquisas, que tem saberes, mas que, para além de conhecimentos e saberes, tem uma sensibilidade e uma afetividade diferenciadas para com o(s) Semiárido(s).

O II CONIDIS tem uma extensa programação que pode ser vista no link http://www.conidis.com.br/programacao/, mas chamamos a atenção para a mesa que acontecerá no dia 10 de novembro de 09:30 as 11 horas, com a participação de três instituições e seus representantes na Mesa 05 denominada “Desafios da governança das águas: um olhar para o semiárido”, cuja composição é:

Debatedor (a): Rosana Garjulli Sales Costa (Com Senso, Capacitação Estudos e Gestão/ OGA)

Debatedor (a): Salomão de Sousa Medeiros (INSA)
Debatedor (a): Fátima de Lourdes Casarin (ProfÁGUA/UERJ/ANA/OGA/Mestrado Profissional em Rede Nacional)
Debatedor (a): Maria Tereza Duarte Dutra (IFPE/COBH Capibaribe/PE)
Coordenador (a): Edneida Rabêlo Cavalcanti (FUNDAJ/ANE/OGA).
 
Nossos agradecimentos ao II CONIDIS pelos convites e que tenham um belíssimo encontro.
Observatório da Governança das Águas.

 

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Com muito ❤ por go7.site