HOMENAGEM JUSTA AS MULHERES GUERREIRAS CONSTRUTORAS DA GESTÃO PARTICIPATIVA DAS ÁGUAS NO VI ECOB MARICÁ RJ 2018 PELO FFCBH

No dia 16 de maio no VI ECOB 2018 em Maricá uma importante e justa homenagem a 12 mulheres especiais que contribuíram e a maioria ainda contribuem efetivamente para o sucesso da PNRH, “guerreiras incansáveis deram a vida ao Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos no Estado do Rio de Janeiro” prêmio idealizado por João Siqueira coordenador do Fórum Fluminense de Comitês de Bacias – FFCBH até esta data e Isidro de Paes Leme coordenador adjunto. São elas:  Fatima Casarin da ONG NVNV, CBH Guandu e Comitê Gestor OGA Brasil, mais Marilene Ramos FGV e ex  diretora do BNDES, Moema Versiani do INEA, Eloisa Torres do IBG, Rosa Formiga da UERJ, Aparecida Vargas do Setor de Energia, Eliane Barbosa da SEA, Leila Heizer do CLIP/CBHBG, bem como Ninon Machado e Dora Negreiros em memória. Vera Lucia Teixeira ONG NVNV, CBH MP e membro do OGA Brasil e Lívia Soalheiro da SEA pelo trabalho atual de apoio aos CBHs.

A atividade foi um reconhecimento do trabalho relevante e fundamental das mulheres na implementação e estruturação do SEGRH – Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos no estado do Rio de Janeiro que permite hoje seu passo a frente em relação aos demais estados.

Casa cheia, com representação da juventude ativa na gestão das águas foi eleito o novo coordenador do  – FFCBH José Arimatheia Oliveira, Presidente do CBH Médio Paraíba do Sul e João Siqueira Presidente do CBH Baixo Paraíba do Sul como coordenador adjunto. Ressaltamos os bons debates sobre sustentabilidade financeira dos comitês de bacia e o enfrentamento da crise do arresto dos recursos do FUNDRHI pelo estado com participação do assessor do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente (GAEMA/MPRJ), promotor de justiça Jose Alexandre Maximino Mota, parceiro incansável dos comitês de bacia e também sobre segurança hídrica, com destaque para a palestra do Prof. Paulo Canedo da UFRJ, Luis Firmino da Câmara Metropolitana. O ECOB reforça a luta permanente pelo fortalecimento da  gestão participativa das águas para que possamos ter água em quantidade e qualidade para todos.

O próximo Encontro de Comitês de Bacia, o ECOB 2019 acontecerá na RH Piabanha, Região Serrana do Rio de Janeiro.

Fonte da matéria: Fátima Casarin 

Todas as fotos da matéria são de autoria de Paulo de Tarso.

Compartilhe

Feito com muito 💜 por go7.com.br