Fundaj monitora com imagens de satélite francês o avanço do derramamento de rejeitos em Brumadinho em direção à Bacia do Rio São Francisco.

A FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO (Fundaj), por meio do Centro Integrado de Estudos Georreferenciados para a Pesquisa Social (CIEG), está monitorando o avanço do derramamento de rejeitos ocorrido no dia 25 de janeiro de 2019 no município de Brumadinho (MG), tendo em vista seu deslocamento em direção à Bacia Hidrográfico do Rio São Francisco (BHSF).

O Cieg tem pesquisas em andamento no bioma Caatinga com o Centre d’Etudes Spaciales de la Biosphère (Cesbio) da Universidade de Toulouse, na França, e está utilizando imagens do satélite francês Sentinel 2 neste monitoramento. As imagens são gratuitas e têm alta qualidade técnica, sendo possível identificar objetos com até 5m, além de disponibilizar registros da área atingida a cada cinco dias. Nestas pesquisas, o Cieg tem, também, parcerias com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade Federal de Campina Grande (UFPB) e a Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Anexo duas notas técnicas e mapas da região demonstrando o acompanhamento da FUNDAJ.

Compartilhe

Feito com muito 💜 por go7.com.br