Fundador da Organização Mundial do Banheiro (World Toilet Organization) vem ao Brasil mostrar o cenário do saneamento básico no mundo

Fundador da Organização Mundial do Banheiro (World Toilet Organization) vem ao Brasil mostrar o cenário do saneamento básico no mundo e lançar evento mundial em São Paulo

Jack Sim, CEO da World Toilet Organization de Cingapura, faz apresentação sobre as carências de banheiros, de água tratada e esgotos no mundo, bem como suas expectativas para o Encontro Mundial do Saneamento, em novembro no Brasil
 
Em preparação para o 19º Encontro Mundial de Saneamento – World Toilet Summit Brasil 2019, a World Toilet Organization e o Instituto Trata Brasil, com apoios do Governo do Estado de São Paulo e Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa ONU), trazem ao país o Dr. Jack Sim, fundador do evento mundial e principal criador do Dia Mundial do Banheiro.
 
O evento acontecerá na próxima segunda-feira, 23 de setembro, das 09h às 12h em São Paulo, no CIVICO (R. Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445 – Pinheiros), espaço de inovação para empreendedores cívico-sociais, reunindo pessoas e organizações que geram transformações positivas na sociedade, no espaço público e governamental brasileiros). As vagas são limitadas e podem ser feitas no https://www.eventbrite.com.br/e/warm-up-encontro-mundial-de-saneamento-19th-world-toilet-summit-2019-tickets-73005512453
 
Jack mostrará um panorama atual sobre a situação do acesso da população mundial à água tratada, coleta e tratamento de esgotos. Além disso, ele abordará na sua fala a situação dos milhões de habitantes que em pleno século 21 ainda não tem acesso a um banheiro para suas necessidades mais básicas.
 
O encontro também servirá de “Warm Up para o 19º Encontro Mundial de Saneamento – World Toilet Summit Brasil 2019”, de 17 a 19 de novembro, hotel Renaissance – São Paulo. Por conta disso, Jack Sim também mostrará os impactos positivos gerados pelas edições anteriores do World Toilet Summit, sobretudo nas edições da Ásia e Oceania.
 
A manhã de apresentações contará ainda com uma rápida fala do Instituto Trata Brasil, que dará um panorama do cenário do saneamento no Brasil e do risco da queda de investimentos impedindo um avanço mais rápido dos serviços no país, e da Rede Brasil do Pacto Global que abordará os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, em especial o ODS 6, que compromete o Brasil a levar água tratada e esgotamento a todos até 2030. A Sabesp, também presente, apresentará um resumo do projeto de despoluição do Rio Pinheiros.
 
Para o CIVI-CO, ter um evento internacional no Brasil significa muito para os desafios que o país ainda tem pela frente. “O CIVI-CO e seus residentes estão 100% comprometidos com a agenda 2030 da ONU e sediar o Warm up do World Toilet Summit só reforça e valoriza nosso propósito como Hub de Impacto Cívico Social”.
 

CENÁRIO DO SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL E NO MUNDO

Brasil – A importância da realização do 19º Encontro Mundial de Saneamento Básico – World Toilet Summit Brasil 2019 – em São Paulo, que acontece de 17 a 19 de novembro, no hotel Renaissance, está relacionado à escassez da infraestrutura mais elementar para o cidadão no Brasil, e no mundo: saneamento básico. No país, de acordo com os dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), em 2017, aproximadamente 35 milhões de pessoas não têm acesso à água e 100 milhões de pessoas não têm acesso à coleta dos esgotos; somente 46% do volume de esgoto é tratado no país, o que corresponde a 5.650 piscinas olímpicas de esgoto sendo despejadas na natureza diariamente. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontou cerca de 1,6 milhão de domicílios no Brasil sem acesso a banheiros, o que corresponde a quase 4 milhões de pessoas.
 
Édison Carlos, presidente executivo do Instituto Trata Brasil, chama atenção para os dados alarmantes de saneamento básico no país e faz ressalvas em relação a realidades distintas dentro do próprio Brasil. “O Estado de São Paulo, que sediará o evento em novembro, é um dos poucos do país que está fora da curva, ainda tem indicadores de saneamento elevado comparado a outros, no entanto temos um país inteiro com desafios urgentes, é preciso rever as políticas de saneamento e os mecanismos de financiamento, por trás destes dados são pessoas sem acesso à água e convivendo com esgoto na porta de casa”.
 
Mundo – Os relatórios do UNICEF e Organização Mundial da Saúde apontam 633 milhões de pessoas no mundo sem acesso a uma fonte de água potável, e ainda 2,4 bilhões de pessoas no mundo vivendo sem saneamento adequado. O acesso ao banheiro pelo mundo também é uma pauta desafiadora, até o momento foi registrado mais de 1 bilhão de pessoas vivendo em áreas sem acesso a um banheiro.
 
Carlo Pereira, secretário executivo da Rede Brasil do Pacto Global, acredita que os compromissos internacionais precisam ser seguidos, sobretudo àqueles que o Brasil se comprometeu, como a universalização da água e esgotamento sanitário até 2030, seguindo o ODS 6. “Mudar a situação atual demanda a realização de parcerias público-privadas, assim como o desenvolvimento de ferramentas que otimizem a utilização da água, combatendo o desperdício, e contribuindo para reduzir o impacto sobre o meio ambiente. Acreditamos que a iniciativa privada tem um importante papel a desempenhar, investindo em tecnologias que permitam a gestão da água em suas operações e em sua cadeia de valor – além de se mobilizar coletivamente em projetos que levem água potável e saneamento básico às populações carentes”.
 

19º ENCONTRO MUNDIAL DE SANEAMENTO BÁSICO – WORLD TOILET BRASIL 2019

O 19º Encontro Mundial de Saneamento Básico – World Toilet Summit Brasil 2019 – acontece entre 17 e 19 de novembro de 2019, no hotel Renaissance, em São Paulo, com palestras, debates e exposições sobre saneamento básico, com líderes e palestrantes do Brasil e do mundo. O evento é pago e tem inscrições abertas no www.wtsbrasil2019.com até 11 de novembro de 2019, com preços promocionais até 22 de setembro.
 
O World Toilet Summit Brasil 2019 é patrocinado pela Sabesp, Unipar, Tigre, Amanco Wavin, Braskem, BRK Ambiental, AEGEA, Iguá Saneamento, Harpic, Arsesp e Saint-Gobain.

CONTATO DE IMPRENSA PARA WARM UP NO DIA 23 DE SETEMBRO NO CIVICO:
 

Rubens Filho – Coordenador de Comunicação do Instituto Trata Brasil – [email protected].br / (11) 3021-3143
Gabriela Oliveira – Analista de Comunicação e Projetos do Instituto Trata Brasil –  [email protected] / (11) 3021-3143

Compartilhe

Feito com muito 💜 por go7.com.br