Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tarumã-Açu(AM) adere ao monitoramento da governança das águas.

No mês das Águas quem ganhou presente foi a população da Bacia do Rio Tarumã-Açu.

No dia 18 de março de 2021, o CBH do rio Tarumã-Açu, recebeu a capacitação sobre Governança da Água e a necessidade do monitoramento da governança das águas pelo OGA.

Na ocasião, os membros do CBH Tarumã Açu aprovaram por unanimidade pela adesão do Protocolo e partir de agora partirá para a etapa de constituição de um grupo que será o responsável pela realizar a coleta dos indicadores, a análise dos resultados e a elaboração de planos de ações para resolver os desafios de governança que ainda existem para que a gestão das águas avance ainda mais.

Segundo, Solange Damasceno – Vice-presidente do CBH Tarumã-Açu, “o acompanhamento das ações deste Comitê através do monitoramento da governança é de fundamental importância, visto a vasta experiência que a equipe técnica deste organismo possui em gestão hídrica. O CBHTA vem ao longo dos anos avançando nas suas estratégias para uma gestão mais proativa e afirmativa na gestão desta importante bacia regionalmente”.

E a população ganha, pois monitorar a governança significa dar ainda mais transparência das ações do CBH Tarumã Açu.

O monitoramento da governança das águas é realizado com o uso da ferramenta “Protocolo de Monitoramento da Governança das Águas” que está disponível no link https://observatoriodasaguas.org/monitoramento-da-governanca/

Sobre o OGA:

O OGA é um movimento multissetorial em rede que reúne 59 instituições do poder público, setor privado e organizações da sociedade civil e 17 pesquisadores (as) que atuam na gestão das águas no Brasil. Reconhecemos a necessidade de monitorar o desempenho dos Sistemas Nacional e Estaduais de Gerenciamento de Recursos Hídricos, por serem considerados os motores para o fortalecimento da gestão das águas no Brasil.

MARÇO DE 2021

SECRETARIA EXECUTIVA DO OGA BRASIL

Compartilhe

Feito com muito 💜 por go7.com.br