ATIVIDADES DO OBSERVATÓRIO DAS ÁGUAS NO FÓRUM ALTERNATIVO MUNDIAL DA ÁGUA E NO FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA.

O Observatório da Governança das Águas – OGA Brasil realizou atividades no Fórum Alternativo Mundial da Água e no Fórum Mundial da Água

A notícia aqui tem como objetivo destacar algumas destas iniciativas e também guardar como memória das atividades do OGA nos dois fóruns realizados em março de 2018.

 ATIVIDADES DO OGA

DIA 18 DE MARÇO –

O Observatório realizou o debate sobre “O Papel da Sociedade Civil no Monitoramento de Políticas Públicas”.

O evento contou com a participação de cerca de 40 pessoas e teve a presença do representante do Observatório do Clima e da Fundação Avina que também contribuíram com o debate.

Dia 21 DE MARÇO – 

O Observatório da Governança das Águas participou do debate: “Monitoramento e avaliação da participação social na gestão das águas”, na Sala SC1 (T4), que teve como Coordenador e Moderador: Luiz Firmino M Pereira (BRASIL) e Palestrantes: •  Angelo Lima – Observatório das Águas, Brasil e   o representante do Observatório Colombiano da Água, cuja experiência é diferente do OGA Brasil, pois o Observatório colombiano é uma iniciativa governamental (http://www.ideam.gov.co/web/ocga/inicio).

Este evento contou com a participação de cerca de 30 pessoas, sendo um debate bastante interessante sobre cada uma das experiências.

Dia 21 DE MARÇO

O Observatório da Governança das Águas realizou sua Assembleia no dia 21 de março que discutiu as seguintes questões:

  • Balanço dos trabalhos do OGA – 2017- 2018 – Prestação de contas do Comitê Gestor e avaliação geral.
    1. Funcionamento da Secretaria Executiva
    2. Oficina de Indicadores
  • O papel de cada membro e instituição da rede do OGA.
  • A formação dos núcleos estaduais e dos grupos temáticos
  • Encaminhamentos

OBS: Memória da reunião anexa.

 A Assembleia teve a presença das seguintes instituições e pesquisadoras:

Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH); Associação Jaguamimbaba (SP); Fundação O Boticário (PR); Instituto Ambiental Vale do Rio Preto (IAVARP/MG); Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS/SP); Instituto Portas Abertas (IPA/ES); Instituto Rios (IR/AM); O Nosso Vale! A Nossa Vida (NVNV/RJ); WWF-Brasil; Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (COGERH/CE); Consenso Capacitação Estudos e Gestão (CE); Comitê de Bacia Litoral Norte Paraíba (PB); GovAmb (USP/SP); Universidade Estadual do Norte Fluminense (RJ) e as Pesquisadoras Daniela Maimoni e Juliana Cibim.

Dia 22 DE MARÇO.

No dia 22 de março, O Observatório da Governança das Águas, com o apoio do WWF-Brasil, realizou o “Encontro Internacional de Observatórios de Governança da Água que contou com as experiências do OGA Brasil, do trabalho sobre o Rio Mara no Quênia, a experiência da Ong Japonesa Comaqua e do conceito de governo aberto da Fundação Avina.

O evento contou com a participação de cerca de 40 pessoas.

 DETALHES DE TODAS ESTAS ATIVIDADES COM FOTOS E FOLDERS DE DIVULGAÇÃO E RESULTADOS NO ANEXO.

 

Secretaria Executivo do OGA Brasil – Abril de 2018.

Compartilhe

Feito com muito 💜 por go7.com.br