VII Seminário Observatórios – Pesquisas, Instituições e Sociedade nas Tramas de Crise

http://www.ihu.unisinos.br/observasinos/eventos/proximos-eventos/vii-seminario-observatorios-pesquisas-instituicoes-e-sociedade-nas-tramas-de-crise

  •  OBS: Neste Seminário o OGA Brasil será representado pelo Ricardo Novaes do WWF-Brasil, cuja instituição é membro do Comitê Gestor

O VII Seminário Observatórios: pesquisas, instituições e sociedade nas tramas de crise, dá sequência à tematização de interesse de um coletivo de Observatórios com atuação no campo social comprometidos com a organização e democratização das informações, assim como com a afirmação de políticas públicas no contexto da sociedade contemporânea. O evento de 2017, promovido pela Rede de Observatórios, propõe o aprofundamento teórico-prático sobre o protagonismo dos Observatórios como instâncias de informação, formação e controle social.

Local: Unisinos – Campus Porto Alegre

Objetivo geral

Analisar transdisciplinarmente os desafios e as potencialidades dos observatórios, em meio às relações com a pesquisa, com as instituições e com a sociedade no contexto das tramas das crises contemporâneas.

Apresentação de trabalhos

Poderão ser apresentados trabalhos científicos. Acesse a convocatória com as normas e prazos.

Público-alvo

Acadêmicos, pesquisadores, gestores governamentais, da sociedade civil e conselheiros e agentes que atuam vinculados a Observatórios e nos processos de fortalecimento da informação, transparência e democratização do Estado e da Sociedade.

Programação

Dia 30 de outubro de 2017

16h – Roda de conversa dos Observatórios: reconhecendo e articulando experiências

18h15min – Lançamento das produções dos Observatórios

19h30min – Painel: A Sociedade nas tramas das crises contemporâneas

Conferencista: Prof. Dr. Luciano Fedozzi – URFGS
Conferencista: Bel. Cezar Miola – TCE-RS
Conferencista: Prof. Dr. Carlos Paiva – FEE

Dia 31 de outubro de 2017

8h30min – Apresentação de trabalhos

13h – Painel I – Observatórios e suas relações com pesquisas, instituições e sociedade

Presenças: Observatórios da Governança das Águas, Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos do RS (SATED-RS) e Observatório da Cultura de Porto Alegre, Povos Indígenas e Observatório Socioambiental em Segurança Alimentar e Nutricional (OBSSAN/UFRGS).

15h30min – Painel II – Observatórios e suas relações com pesquisas, instituições e sociedade

Presenças: Observatório Brasileiro de Hábitos Alimentares (Fiocruz), Orçamento Participativo e ObservaPOA (PMPA), Observatório das Metrópoles e Observatório da Segurança.

17h – Sistematização e Encaminhamentos

18h – Encerramento

 

Inscreva-se aqui

Compartilhe

Feito com muito 💜 por go7.com.br