Comitê Estadual do Fórum Alternativo Mundial da Água é lançado nesta sexta-feira (20) – http://www.oestadoes.com.br/_conteudo/2017/10/cotidiano/21604-comite-estadual-do-forum-alternativo-mundial-da-gua-e-lancado-nesta-sexta-feira-20.html

OBS: Neste evento o OGA Brasil será representado pelo Carlos Humberto do Instituto Portas Abertas, cuja instituição é membro do Comitê Gestor do OGA Brasil.

“Água é direito, não mercadoria”. Com esse lema, O Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA), que acontecerá em Março de 2018, em Brasília, já começa a se organizar em alguns estados.

O objetivo é democratizar as discussões sobre o acesso e proteção dos recursos hídricos. E o Espírito Santo já formou uma comissão especial para divulgar e promover as ações do Fórum.
Nesta sexta-feira (20), será lançado o Comitê Estadual do Fórum Alternativo Mundial da Água durante a realização do Seminário ‘Universalização do Saneamento Básico com Qualidade e Controle Social’. Mais de 20 entidades, incluindo sindicatos e ONG’s, estarão reunidas para discutir questões importantes relacionadas à água.
O evento será realizado na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, a partir das 8h30, e vai contar com duas palestras. O tema da primeira será “Desafios e Perspectivas Frente às Ameaças de Privatização”, ministrada por Edson Aparecido dos Santos, Assessor de Saneamento da FNU e Membro da Comissão Internacional de Organização do FAMA.
O segundo momento do Seminário será dedicado ao Crime em Mariana. A palestra “Dois anos do crime da SAMARCO – Luta contra a impunidade, em defesa dos atingidos e do Rio Doce”, será apresentada por um representante dos Atingidos e Atingidas por Barragens – MAB.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Espírito Santo – Sindaema, Fábio Giori, é um dos fundadores do Comitê. “O nosso papel é fomentar a discussão sobre os recursos hídricos de forma democrática, profunda e inclusiva. Precisamos esclarecer à sociedade os benefícios da água e do saneamento universais, contrapondo a lógica do mercado”.
A instalação de Comitês locais fortalece a construção do FAMA 2018 e avança na luta em defesa do direito à água. Além disso, esses comitês devem permanecer como espaço de articulação de ações mesmo após a realização do Fórum Alternativo. Além do Espírito Santo, Brasília, Pará, Paraíba, Bahia, Sergipe, Piauí, Amapá, Baixada Fluminense, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e IFB (Instituto Federal de Brasília) já aderiram a causa.
O Fórum Alternativo Mundial da Água
O FAMA 2018 acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de março de 2018, em Brasília – DF, no Campus da UnB. Será um evento internacional e democrático que pretende reunir organizações e movimentos sociais do mundo todo em defesa da água como direito elementar à vida.
O FAMA é um contraponto ao Fórum Mundial da Água, que reúne as grandes corporações do mercado, excluindo a sociedade do debate. Já o Fórum Alternativo tem como objetivo unificar internacionalmente a luta contra a tentativa das grandes corporações de transformar a água em mercadoria, privatizando as reservas e fontes naturais de água.
http://www.fama2018.org
https://www.facebook.com/FAMA2018/
Serviço
Evento: Lançamento do Comitê Capixaba do Fama 2018
Data: 20 de outubro
Horário: 8h30 às 13h
Local: Plenário da Assembleia Legislativa do Espírito Santo – Ales
PROGRAMAÇÃO
8h30 às 9h – Credenciamento
9h15 Abertura com Deputado Givaldo Vieira (Câmara Federal)
9h15 às 10h – Mesa de abertura com autoridades e lideranças
10h às 10h40 – Palestra: “Desafios e Perspectivas Frente às Ameaças de Privatização” – Palestrante: Edson Aparecido dos Santos (Assessor de Saneamento da FNU e Membro da Comissão Internacional de Organização do FAMA)
10h40 às 11h20 – Palestra: “Dois anos do crime da SAMARCO – Luta contra a impunidade, em defesa dos atingidos e do Rio Doce” – Palestrante: Representante dos Atingidos e Atingidas por Barragens – MAB
11h20 às 11h40 – Apresentação do Fórum Alternativo Mundial da Água – Palestrante: Fábio Giori (Secretário Nacional de Saneamento da FNU e Membro da Comissão Organizadora do FAMA-ES)
11h40 às 12h30 – Debate
12h30 às 12h40 – Lançamento do Comitê do FAMA-ES
12h40 às 13h – Encerramento com Deputado Givaldo Vieira (Presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano – CDU).
 
 

Compartilhe

Feito com muito 💜 por go7.com.br