Notícias

19/01/2018 15:51

BOLETIM INFORMATIVO DO OGA BRASIL

Resumo das atividades do Comitê Gestor durante o ano de 2017 e perspectivas 2018

Novo e-mail:

nucleoexecutivo@observatoriodasaguas.org

Data: 16/01/2018 - BOLETIM 001/2018 – RETROSPECTIVA 2017 E PERSPECTIVAS 2018

ATIVIDADES

1         Elaboração de uma agenda de trabalho e de reuniões até o Fórum Mundial da Água.

2         Estudo para viabilizar o funcionamento da Secretaria Executiva através de compromissos das instituições do Comitê Gestor. Para isso, foi elaborado um plano de trabalho pelo Secretário Executivo, de forma que pudesse dedicar pelo menos 20 horas para o OGA Brasil e as instituições pudessem bancar. Isto está sendo trabalhado, mas ainda não foi viabilizado. Parte desta viabilidade poderá acontecer ainda no início deste ano através de uma contratação do WWF-Brasil.

 

3         Mapeamento de fontes financeiras para viabilizar a estruturação dos OGA Brasil. A partir disso, foi identificado o Edital da União Européia – Fortalecimento das Redes de Organizações da Sociedade Civil do Brasil. Foi elaborado o Projeto Fortalecimento da Rede Observatório da Governança das Águas que tem o WWF-Brasil como requerente e a TNC como co-requerente. Estamos aguardando o resultado da avaliação que eles fazem da 1ª versão do projeto.

 

4         Participação e organização de atividades:

 

Mesa no XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos realizada no dia 30 de novembro em Florianópolis (SC); VI Govágua – Encontro Internacional de Governança da Água realizada na Universidade Federal do ABC no dia 22/11; Mesa no XIX Encontro Nacional de Comitês de Bacias realizada no dia 10 de novembro em Aracaju (SE);; Mesa no II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido no dia 10 de novembro em Campina Grande (PB); Palestra no VI Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas da Paraíba (PB) realizado no dia 01 de novembro; Oficina Gênero e Água promovido pela Agência Nacional de Águas em Brasília de 25 a 27 de outubro; VII Seminário Observatórios – Pesquisas, Instituições e Sociedade nas Tramas de Crise realizado em Porto Alegre nos dias 30 e 31 de outubro; Encontro da Sociedade Civil sobre o 8º Fórum Mundial da Água, realizada no dia 15 de setembro em São Paulo.

 

5         Lançamento do site que já conta com vários artigos interessantes: http://www.observatoriodasaguas.org/ - Escrevam artigos sobre governança e gestão nos moldes dos artigos que já estão no site. Ajudem a divulgar

 

6         FÓRUM MUNDIAL DAS ÁGUAS:

a)      Foi elaborada uma proposta para que o OGA Brasil coordenasse uma Sessão e a proposta foi aceita. O OGA Brasil irá coordenar a mesa da Session 2 -- How to Water Governance in Your Country? Indicators to Assess Institutional Performance.

b)      Ainda deverão ser realizados dois “SIDE EVENTS” no âmbito do Fórum Mundial das Águas, um patrocinado pelo WWF-Brasil e o outro pela Fundação O Boticário. Detalhes nos próximos boletins

 

7         Foi elaborada uma proposta de organizar uma mesa no Fórum Alternativo Mundial das Águas – Monitoramento de Políticas Públicas por parte da Sociedade Civil. Uma última informação da Coordenação do FAMA é de que em breve eles abrirão um link para inserção de atividades de terceiros. O link para atividades externas foi aberto e já foi feita a inscrição da atividade proposta pelo OGA Brasil.

 

8         Continuamos trabalhando na busca de recursos financeiros para viabilizar a produção do Relatório Zero. Uma última conversa foi para produzir uma versão do Relatório Zero para a Bacia do rio Paraíba do Sul.

 

9         Está em curso uma discussão sobre a contratação de serviços para discussão sobre a continuidade da discussão sobre Indicadores de Governança das Águas, onde as instituições que mantiverem sua adesão ao OGA Brasil serão convidadas à participar.

 

10     Será anexado junto à este Boletim, um Formulário das Atividades onde cada uma das instituições do Comitê Gestor irão demonstrar o que fizeram até o momento na dedicação de horas ao OGA e para viabilizar as atividades que representantes do OGA Brasil participaram. Até o momento, todas as participações foram garantidas graças aos esforços das instituições do Comitê Gestor. Alguns membros das instituições do Comitê Gestor ainda estão de férias, portanto, enviaremos depois os formulários destas.

 

11     FUNDAMENTAL QUE TODOS RENOVEM O TERMO DE COMPROMISSO E ADESÃO. SÓ OS QUE RENOVAREM SERÃO CONVIDADOS A PARTICIPAR DAS FUTURAS REUNIÕES E ATIVIDADES DO OGA BRASIL

 

12     Próxima reunião do Comitê Gestor do OGA Brasil, dia 6 de fevereiro de 2018, às 09:30 horas em São Paulo.

Secretaria Executiva, 12 de Janeiro de 2018.

INSTITUIÇÃO

REPRESENTANTE

ABRH

VLADIMIR CARAMORI

FUNDAÇÃO BOTICÁRIO

RENATO ATHANAZIO

FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO

EDNEIDA CAVALCANTI

INSTITUTO DEMOCRACIA E SUSTENTABILIDADE

GUILHERME CHECCO

INSTITUTO PORTAS ABERTAS

CARLOS HUMBERTO

INSTITUTO RIOS

LUCIANI AGUIAR/LANA ELISA

INSTITUTO TRATA BRASIL

RUBENS FILHO

NOSSA VALE NOSSA VIDA

FÁTIMA CASARIN

SOS MATA ATLÂNTICA

MALU RIBEIRO

WWF-BRASIL

RICARDO NOVAES

TNC

SAMUEL BARRETO

Secretário Executivo – Angelo Lima

Anexado nesta notícias, o novo Termo de Adesão, as instruções para enviá-lo e os formulários das atividades de apoio ao OGA pelas instituições do Comitê Gestor.


Titulo fixo
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo